ESCOLA

Filosofia da Escola 

A Escola possibilita ações que ofereçam espaços para que se produza diálogo, convivências e se estabeleçam relações sociais, privilegiando a construção do conhecimento e contribuindo para a consolidação da autonomia e democracia.
A Escola tem presente que não basta formar para o trabalho ou para a sobrevivência, como parecem entender os que vêem na Escola apenas um instrumento para preparar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade. Ela deve preparar para a própria vida, mas esta, entendida como o viver bem, com ambiente natural e criado socialmente pela humanidade.
A Escola é um laboratório de prática, de exercício e de conquista de direitos, de formação de sujeitos históricos, autônomos e críticos, cidadãos plenos, identificados com os valores éticos, voltados à construção de um projeto social solidário, que tenha na prática a justiça e a liberdade, o respeito humano, as relações fraternas entre homens e mulheres e na convivência harmônica com a natureza, o centro de suas preocupações, sendo capazes de atuarem com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem e na qual esperam ver atendidas suas necessidades. 
A educação é um processo de formação e desenvolvimento da pessoa humana que interage individual e coletivamente, transformando a realidade, construindo novas experiências que sistematizadas através da ação-reflexão-ação produzem novos conhecimentos.


História da Escola

No ano de 1977 foi aprovado o projeto para implantação da escola no bairro Alto Paraíso. A escola passou a funcionar no dia 03 de março de 1977, em uma pequena casa alugada pela Prefeitura Municipal de Panambi, com a denominação de Escola Municipal Alto Paraíso, contando com duas professoras: Adinelma Pithan Zanuzo e Nilza Queiroz Keske.
Em agosto do mesmo ano a escola passou a se chamar Escola Municipal Waldenor Winkler, em homenagem ao antigo proprietário do terreno onde a escola passou e situar-se.
Aos quinze dias do mês de outubro de 1978, foi realizado o ato solene de inauguração da Escola Municipal Waldenor Winkler.

PRÉDIO DA ESCOLA EM 1978

PRÉDIO DA ESCOLA EM 1983

FRENTE DA ESCOLA E VISTA PARCIAL DA QUADRA DE ESPORTES, EM 1993.

AMPLIAÇÃO DA ESCOLA, FINALIZADA EM 1996.
 

No ano de 1996, quando já estava em funcionamento as turmas de 6ª, 7ª e 8ª séries na escola, sua denominação foi modificada, passou a ser chamada Escola Municipal de 1º Grau Waldenor Winkler. Já em 1999, a escola foi denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldenor Winkler. 

ESCOLA COM PINTURA INTERNA E EXTERNA - 2000

QUADRA DE ESPORTES - 2000

Com a 4ª ampliação (2003) a escola obteve uma biblioteca mais ampla, uma sala para o laboratório de informática e um refeitório.

DIRETORA SANDRA WATTHIER NA INAUGURAÇÃO DA 4ª AMPLIAÇÃO DA ESCOLA, EM 2003.

Hoje, a escola conta com um quadro de 30 (trinta) professores e 09 (nove) funcionários, 361 alunos matriculados e distribuídos em dois turnos, atendendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Atualmente, a Direção da Escola está a cargo da professora Claucen Jurema Mello de Moura.

NOSSA ESCOLA - 2011


“Começarei pela humildade que, de modo algum, significa falta de acato a nós mesmos, acomodação, covardia. Pelo contrário, a humildade exige coragem, confiança em nós mesmos e aos outros. A humildade nos ajuda a reconhecer esta coisa óbvia: ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo.” (Paulo Freire).